Besouro é voo para o desconhecido. É a coragem de um publicitário brasileiro, o diretor do longa-metragem João Daniel Tikhomiroff, que aposta em um gênero que o cinema nacional não está acostumado a produzir. A ação abre uma discussão no nosso cenário cinematográfico: qual a verdadeira identidade da sétima arte brasileira? Drama? Aventura? Suspense? Ação? Comédia? Nos últimos tempos temos visto a ascensão do Drama e da comédia. Mas ação, luta, kung fu, é algo ainda desconhecido para o cinema daqui.
O cinéfilo brasileiro está acostumado com todos os gêneros citados anteriormente, desde que importados de Hollywood. O filme brasileiro de verdade fala mesmo é de drogas, sexo, das favelas do Rio de Janeiro – de tráfico. Com Besouro, esse cenário muda. E muda com ares de renovação – inovação. O filme de 1h35min é bem feito: aplausos para a bela fotografia, o cenário bem escolhido do recôncavo baiano, os trajes, a seleção de atores.
É plausível também a mistura de religião com a vida da época. A narração em torno dos negros descendentes de africanos que, apesar de terem sido libertados pela abolição da escravatura, continuam escravos em fazendas, manipulados por senhores de engenhos. É nesse espaço que surge a força de vontade dos negros em conquistar a verdadeira liberdade: serem donos de si mesmos. Junto com essa vontade o maior meio que surge para buscar a independência é a capoeira e, atrelado a isso, o candomblé, os orixás, que formam todo o pano de fundo da história de Besouro – nome do protagonista da história interpretado por Aílton Carmo.
Apesar de ter uma proposta inovadora – Besouro consegue cair no lugar comum daqueles filmes ou novelas em que predomina a figura do salvador do povo pobre e oprimido. Besouro luta sozinho contra uma sociedade opressora, que destrói seu povo e somente com a ajuda dos orixás ele consegue vencer – embora o desfecho seja trágico. Os efeitos especiais inspirados em O Tigre e o Dragão [Ang Lee] são as cenas mais bem feitas do longa. O toque oriental é de fato, a novidade que coroa o filme brasileiro.
Confira o trailer:
Há 2 anos
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