Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.
FICHA TÉCNICA
Título original:The Blind Side Gênero:Drama Duração: 2h08 Ano de lançamento:2009 Site oficial: http://www.umsonhopossivel.com.br Estúdio:Alcon Entertainment / Zucker/Netter Productions Distribuidora:Warner Bros. Pictures Direção: John Lee Hancock Roteiro:John Lee Hancock, baseado em livro de Michael Lewis Produção:Broderick Johnson, Andrew A. Kosove e Gil Netter Música:Carter Burwell Fotografia:Alar Kivilo Direção de arte:Thomas Minton Figurino:Daniel Orlandi Edição:Mark Livolsi Efeitos especiais:Custom Films Effects / Digiscope / Furious FX
O ano é 1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.
FICHA TÉCNICA
Título original:Shutter Island Gênero:Suspense Duração:02 hs 28 min Ano de lançamento:2010 Site oficial: http://www.shutterisland.com/ Estúdio:Paramount Pictures / Sikelia Productions / Phoenix Pictures / Hollywood Gang Productions / Appian Way Distribuidora:Paramount Pictures Direção: Martin Scorsese Roteiro:Laeta Kalogridis, baseado em livro de Dennis Lehane Produção:Brad Fischer, Mike Medavoy, Arnold Messer e Martin Scorsese Fotografia:Robert Richardson Direção de arte:Max Biscoe, Robert Guerra e Christian Ann Wilson Figurino:Sandy Powell Edição:Thelma Schoonmaker
Em um futuro não muito distante, 30 anos após o término da última guerra. Eli (Denzel Washington) é um homem solitário, que percorre a América do Norte devastada. Ele apenas deseja paz, mas ao ser desafiado não foge à luta. Seu principal objetivo é proteger a esperança da humanidade, a qual guarda consigo há 30 anos, sendo que para tanto faz o que for preciso para sobreviver. O único que compreende seu intento é Carnegie (Gary Oldman), o autoproclamado déspota de uma cidade repleta de ladrões. Ao mesmo tempo Solara (Mila Kunis), a filha da companheira de Carnegie (Jennifer Beals), fica fascinada com Eli pela possibilidade de que ele lhe mostre o que há além dos domínios que conhece. Só que Carnegie está disposto a impedir sua cruzada, para recuperar Solara e também conseguir o valioso objeto que Eli protege.
FICHA TÉCNICA
Título original:The Book of Eli Gênero:Ficção Científica Duração:01 hs 58 min Ano de lançamento:2010 Site oficial: http://www.olivrodeeli.com.br Estúdio:Alcon Entertainment / Silver Pictures Distribuidora:Warner Bros. Pictures Direção: Albert Hughes , Allen Hughes Roteiro:Gary Whitta Produção:Broderick Johnson, Andrew A. Kosove, Joel Silver, David Valdes e Denzel Washington Música:Atticus Ross, Leopold Ross e Claudia Sarne Fotografia:Don Burgess Direção de arte:Christopher Burian-Mohr Figurino:Sharen Davis Edição:Cindy Mollo Efeitos especiais:Hammerhead Productions / Hatch Production / Hydraulx / Lola Visual Effects / Luma Pictures / Lidar Guys / Soho VFX
É comum lutar contra dragões na ilha de Berk. Soluço (Jay Baruchel) é um jovem bastante sarcástico, que volta e meia bate de frente com seu pai, Stoico (Gerard Butler), o chefe da tribo local. Quando entra para o Treino com Dragões, juntamente com outros jovens vikings, Soluço acredita ser esta sua grande chance de provar que pode ser um grande guerreiro. Só que seu mundo vira do avesso ao se tornar amigo de um dragão ferido.
FICHA TÉCNICA
título original:How to Train Your Dragon gênero:Animação Duração:01 hs 38 min Ano de lançamento:2010 Site oficial: http://www.howtotrainyourdragon.com Estúdio:DreamWorks Animation / Mad Hatter Entertainment / Vertigo Entertainment Distribuidora:Paramount Pictures / UIP Direção: Dean DeBlois , Chris Sanders Roteiro:Dean DeBlois e Chris Sanders, baseado em história de Cressida Cowell Produção:Bonnie Arnold Música:John Powell Fotografia: Direção de arte:Pierre-Olivier Vincent Edição:Maryann Brandon
Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido. Já envelhecido, Chico (Nélson Xavier) participa do programa de TV "Pinga-Fogo", onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Através dele conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa, que é ateu. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido a perda do filho, Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora o casal precisa decidir se irá agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.
FICHA TÉCNICA
Título original:Chico Xavier - O Filme Gênero:Drama Duração:02 hs 05 min Ano de lançamento:2010 Site oficial: http://www.chicoxavierofilme.com.br Estúdio:Lereby Produções Distribuidora:Sony Pictures Entertainment / Downtown Filmes Direção: Daniel Filho Roteiro:Marcos Bernstein, baseado em livro de Marcel Souto Maior Produção:Daniel Filho Música:Egberto Gismonti Fotografia: Direção de arte:Cláudio Amaral Peixoto Figurino:Bia Salgado Edição:Diana Vasconcellos Efeitos especiais:O2 Pós Produções / Laboratório Technicolor Creative Services / Labo Cine do Brasil
Antes de tudo é preciso dizer que um bom filme de guerra precisa gastar alguns poucos milhões de dólares para poder se dar bem nas grandes telas dos cinemas e no gosto dos telespectadores. Mas Guerra ao Terror surpreende por ter feito o inverso. Foram gastos em sua produção a cifra de US$11 milhões, um valor muito baixo, se comparado às megraproduções, como exemplo, o seu concorrente na corrida pelo Oscar 2010, o Avatar, de James Cameron.
Kathryn Bigelow, que também dirigiu Mission Zero, 2007; e Karen Sisco, 2004, foi longe desta vez com Guerra ao Terror. Na verdade ela chegou onde poucos imaginaram que seu filme chegaria. Com tantos filmes focados e mais criticados para receber a estatueta mais importante da sétima arte, o longa de 128 minutos de Bigelow foi nada menos que, indicado a nove oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor, além receber três indicações ao Globo de Ouro.
Guerra ao Terror trata do vício da guerra. O filme relata a vida de um grupo de soldados norte-americanos que estão em batalha, na Guerra do Iraque, e estão a apenas 38 dias do retorno para casa. Em Bagdá, o grupo tem a difícil missão de enfrentar insurgentes que armam bombas pela capital iraquiana. É nesse espaço que se faz o filme. O suspense predomina na maior parte de Guerra ao Terror. Na verdade, não trata-se de um filme de sangue, muitos tiroteios, guerra no fronte, mas sim, de um drama, que circunda a vida desses homens que são também, jovens, que sonham em ter família; e outros que já são pais de famílias.
O drama central do longa não está na vida de jovens que querem voltar para casa. Esse espaço é reservado no filme, sim; mas a centralidade do drama está no vício. Jeremy Renner [Willian James] o especialista em desarmar bombas, consegue se sair bem no seu serviço, ele é um dos poucos e bons desarmadores, que já não tem amor por outro ofício, a não ser a guerra. Nem mesmo o amor à sua família existe mais. Ele é um fissionado, que dá o máximo de si. Ao encerrar sua atuação em Bagdá, ele volta para casa e reencontra sua família, depois dos 38 dias na guerra, mas tudo que acontece depois do retorno do Iraque não lhe parece fazer sentido, é aí que vai acontecer um fato que só dá para acreditar assistindo.
Vale a pena as 2h e 8 minutos na frente da TV ou no cinema assistindo Guerra ao Terror. Acredito que o filme tem todo o potencial de vencer Avatar e levar a estatueta do Oscar. Assisti também ao filme de Cameron, é algo fascinante, outro mundo construído por um gênio da sétima arte. Mas, vejo Avatar como um filme muito plastificado, uma produção muito fora da realidade, a qual a academia não está costumada a entregar o grande prêmio do Oscar. Vamos aguardar. Mas eu aposto em Guerra ao Terror. Pela fidelidade das linha de combate no Iraque. Pela desenvoltura da diretora e pela surpreendente interpretação de seu elenco. A história, então, em torno do vício da guerra, é o ápice do longa. O seu diferencial. Mais uma vez, como o filme indiano “Quem quer ser um milionário”, vencedor do Oscar 2009, uma diretora mostra que para fazer bons filmes, o dinheiro não é o mais importante.
Já tem data marcada. The Pacific, a continuação do mini seriado Band Of Brother, de Tom Hanks e Stiven Spielberg estreia no canal HBO, no próximo dia 14 de março. Sites divulgaram que a produção está orçada em 200 milhões de dólares, o que já é um bom sinal para afirmar que a série vai ser muito boa. Esse valor torna de já The Pacific uma das produções mais caras da tevê de todos os tempos.
The Pacific terá foco totalmente diferente de "Band Of Brothers", que tratou das incursões do Exército dos Estados Unidos. Sua sequência abordará a atuação das forças européias em operações de guerra no Pacífico.
Como o anterior, The Pacific está sendo produzido por Spielberg, Hanks e Gary Goetzman, em associação com um pool de produtoras de peso: HBO Films, Playtone, Dreamwords e Seven Network.
O enredo da série relata a história de três fuzileiros: Robert Leckie, John Basilone e Eugene Sledge, que lutaram contra o ataque dos japoneses no Pacífico durante a 2ª Guerra Mundial. O enredo é fruto do livro de memórias de Eugene Sledge, “With the Old Breed”.
A série começou a ser rodado na Austrália, em agosto de 2007 e se estendeu até a primeira metade de 2008. No início de 2009 teve início a fase de finalização.
Será que o filme Avatar vai superar Titanic? Essa é uma questão que exige um pouco mais de tempo para ser respondida, mas o próprio tempo indica que sim. No último fim de semana, Avatar faturou 70 milhões de dólares. O filme já superar 1,13 bilhão de dólares, valor muito acima do que os críticos do mundo inteiro esperavam.
No fim de semana passado o filme encostou em O Senhor do Anéis – O Retorno do Rei [1,12 Bilhão]; depois em Piratas do Caribe – O Baú da Morte [1, 07 bilhão] assumindo agora a segunda colocação. Só falta agora a Cameron superar a si mesmo. Titanic é a maior bilheteria de todos os tempos desde o ano que foi lançado, 1997. Será que Cameron esperou 13 anos para voltar a Hollywood e superar a si mesmo em 2010? Aguardemos um pouco mais.
Saiu na internet a lista das dez maiores bilheterias de todos os tempos. No seu topo está nada mais que dois filmes dele: James Cameron. O primeiro jamais foi superado. Estou falando de Titanic. O segundo, pretende superar o nome de si mesmo, mas mesmo que não consiga, Cameron, já é sem dúvida, um dos maiores nomes do cinema mundial. Ao falar de mega-produção cinematográfica, o nome dele certamente será lembrado.
Confira abaixo, as 10 maiores bilheterias de todos os tempos:
1 – Titanic – Paramount – US$ 1,84 bilhão – 1997 2 – Avatar – 20th Century Fox – US$ 1,13 bilhão – 2009 3 – O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei – New Line – US$ 1,11 bilhão – 2003 4 – Piratas do Caribe – O Baú da Morte – Buena Vista – US$ 1,06 bilhão – 2006 5 – Batman – O Cavaleiro das Trevas – Warner Bros. – US$ 1,00 bilhão – 2008 6 – Harry Potter e a Pedra Filosofal – Warner Bros. – US$ 974 milhões – 2001 7 – Piratas do Caribe – No Fim do Mundo – Buena Vista – US$ 961 milhões – 2007 8 – Harry Potter e a Ordem da Fênix – Warner Bros. – US$ 938 milhões – 2007 9 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe – Warner Bros. – US$ 929 milhões – 2009 10 – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres – New Line – US$ 925 milhões – 2002
Foi divulgado hoje pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o nome dos sete finalistas do Oscar, para a categoria Efeitos Especiais.
Os indicados são:
2012 Avatar Distrito 9 Star Trek Harry Potter e o Enigma do Príncipe O Exterminador do Futuro – A Salvação Transformers – A Vingança dos Derrotados
No próximo dia 21, os membros votantes terão 15 minutos para assistir cada filme da lista e escolherem os três candidatos ao Oscar 2009 – categoria Efeitos Especiais. Os nomes serão divulgados somente no dia 2 de fevereiro, da mesma forma que as outras categorias que concorrem à mais importante estatueta do cinema mundial.
O lançamento do vídeo game sensível a movimentos gestuais Project Natal, nova interface do Xbox 360 será lançado no fim de 2010, foi o que confirmou hoje a Microsoft. O produto, porém, só chegará às lojas no início da temporada das férias de junho de 2011. O nome final do produto ainda não foi divulgado.
Da mesma forma que os seriados House, Battlestar, Galctica e Família Sopramo, Lost também aderiu à reprodução do famoso afresco renascentista A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. As imagens trazem a mesa feita com um pedaço de fuselagem do avião do voo Oceanic 815. Traz também algumas caveiras humanas na areia da praia, produtos Dharma servindo de refeição e ruínas da estação ao fundo. No centro da mesa está Locke como se fosse Jesus. Na primeira imagem os outros personagens estão olhando para a lente do fotógrafo. Já na segunda todos olham para Locke com uma forte expressão. Clique nas imagens para ampliar.
O canal AXN exibe no Brasil a sexta e última temporada de Lost a partir do dia 9 de fevereiro – uma semana depois da estreia nos EUA. A maratona Lost prometida pelo canal começa a partir do próximo dia 9 de janeiro, pela primeira até a quinta temporada. Veja programação completa aqui.
Prestes a completar bodas de prata com seus esposos, Cinderela [Xuxa] Rapunzel [Angélica], Branca de Neve [Daniele Valente], Chapeuzinho Vermelho [Samantha Schmütz] e Bela [Lavínia Vlasak] correm o risco de desaparecer. Isso porque mais uma princesa, Feiurinha [Sasha Meneghel] sumiu misteriosamente e ninguém mais se lembra de sua história. Para resgatar o reino em que vivem, as princesas embarcam numa jornada para encontrar a princesa desaparecida. FICHA TÉCNICA
Título original:Xuxa em O Mistério de Feiurinha Gênero:Infantil Duração:01 hs 22 min Ano de lançamento:2009 Site oficial: http://www.xuxaemomisteriodefeiurinha.com.br/ Estúdio:Xuxa Produções / Conspiração Filmes / Globo Filmes / Moonshot Pictures / PlayArte Distribuidora:PlayArte direção: Tizuka Yamasaki Roteiro:Cláudio Lobato e Gabriela Amaral, baseado na obra literária de Pedro Bandeira Produção:Xuxa, Mônica Muniz e Luiz Cláudio Lopes Moreira Música:Ary Sperling Fotografia:André Horta Direção de arte:Yurika Yamasaki Figurino:Marcelo Cavalcante Edição:Eduardo Hartung e Aruanã Cavalleiro
Prestes a se divorciar, o casal Jason [Jason Bateman] e Cynthia [Kristen Bell] resolvem fazer uma viagem para tentar salvar o casamento. A viagem os leva para uma terapia de casais chamada Eden. Antes, da viagem eles incentivam alguns amigos a irem juntos para conseguirem um desconto. Os amigos são Dave [Vince Vaughn] e Ronnie [Malin Akerman], Joey [Jon Favreau] e Lucy [Kristin Davis], e Shane [Faizon Love] e Trudy [Kali Hawki] – todos da lista aceitam o convite. Ao chegar, eles se alojam na parte oeste da ilha. Joey descobre que na parte leste do local há um resort proibido para casais. Na primeira noite, Sctanley diz a todos que eles terão que se engajar na terapia. Do contrário, terão de retornar para casa. Depois de decidirem aproveitar os benefícios da ilha, eles resolvem ficar.
FICHA TÉCNICA
Título original:Couples Retreat Gênero:Comédia Romântica duração:01h 53 min Ano de lançamento:2009 Site oficial: http://www.couplesretreatmovie.com/ Estdio:Universal Pictures / Relativity Media / Stuber Productions / Wild West Picture Show Productions Distribuidora:Universal Pictures / UIP Direção: Peter Billingsley Roteiro:Vince Vaughn, Dana Fox e Jon Favreau Produção:Scott Stuber e Vince Vaughn Música:A.R. Rahman Fotografia:Eric Alan Edwards Direção de arte:Curt Beech e Clint Wallace Figurino:Susan Matheson Edição:Dan Lebental Efeitos especiais:Hammerhead Productions
O professor universitário Parker Wilson [Richard Gere] todas as manhãs tem a companhia de Harchiko, um cão da raça akita. Todos os dias Hachiko o acompanha até a estação de trem e depois volta ao local no fim do dia, para recebê-lo. O cão é o típico melhor amigo do homem. Parker decide, então, levá-lo para casa e logo Hachiko conquista a todos de sua família.
FICHA TÉCNICA
Título original:Hachiko: A Dog's Story Gênero:Drama Duração:01h 33 min Ano de lançamento:2009 Site oficial: http://www.hachithemovie.com/ estúdio:Inferno Distribution / Grand Army Entertainment / Opperman Viner Chrystyn Entertainment / Scion Films Distribuidora:Consolidated Pictures Group / Imagem Filmes Direção: Lasse Hallström Roteiro:Stephen P. Lindsey, baseado em roteiro de Kaneto Shindô Produção:Richard Gere, Bill Johnson e Vicki Shigekuni Wong Música:Jan A.P. Kaczmarek Fotografia:Ron Fortunato Direção de arte:Jordan Jacobs Figurino:Deborah Newhall Edição:Kristina Boden Efeitos especiais:& Company
Depois de lançar no mês passado o boneco T-700 de Exterminador do Futuro: A Salvação e a miniatura de John Connor – agora a Hot Toy lança o esperado boneco de T-800, o andróide de O Exterminador do Futuro 2. Confira mais bonecos noflickr
Fúlvio Costa, jornalista profissional, apreciador do cinema e amante dos bons filmes.
Sugestões, critícas, opiniões, envie para o e-mail: fulviojornalismo@yahoo.com.br